Inovações da massoterapia

Inovações da massoterapia

O universo da saúde vive em constantes transformações. A prova disso é o emprego de práticas que nunca foram consideradas médicas para tratar dos problemas do corpo. As práticas mais antigas e trazidas para o mundo contemporâneo através da tradição passada por gerações são muito importantes para sempre oxigenarem o mundo que vivemos.

Uma grande prova disso é o sucesso que a massoterapia vem fazendo. A prática em si é milenar, característica da região da Índia, mas agora vem se tornando popular no outro lado do mundo também, e o Brasil não está por fora dessa grande tendência que, por mais antiga que seja, se torna moderna.

A união do corpo e da mente em exercícios para equilíbrio fazem com que a benfeitoria seja completa, como em um todo.

Constituição “Dosha”

O primeiro passo importante é a identificação dos “doshas” que se destacam em você. Podemos identificar três tipos, que não se anulam na presença do outro, mas se combinam formando sua identidade perante ao mundo.

Eles podem ser o Vata, Pitta e Kapha. O primeiro tem por característica uma forma mais esguia, franzina. Eles têm a pele mais fria e áspera, aparência mais delicada, porém são muito ativos e agitados.

No caso do Pitta, a estrutura é mediana, esbelta e com peso moderado, sua pele é mais clara e têm um instinto de liderança muito forte e destacado. São ambiciosos e sofrem com o sentimento de raiva e ciúme.

Por último, tem o Kapha, caracterizado por uma estrutura grande e excesso de peso. São pacientes, calmos e dispostos, mas também sofrem de inveja e ganância.

Depois dessa identificação, começa o trabalho mais físico. Ele vai trabalhar os problemas que você vem enfrentando de acordo com a sua constituição. Ou seja, ele consegue identificar a provável solução de acordo com o que você tem dito como características marcantes.

Por isso, é importante fazer esse reconhecimento. Ele serve para nortear a massoterapia em seu exercício pleno.

Os grandes sábios que viviam a praticar a massoterapia anos atrás viam esses “doshas” como fontes do saber interno. Para entender o que aflige uma pessoa é importante colocá-la como inteira perante o problema, não só o caso específico. Por isso, a importância de identificar sua constituição. Ela será capaz de transmitir soluções para eles. E os sábios eram os melhores para identificar e analisar tais características em uma pessoa.

Hoje, a prática é realizada por terapeutas que conseguem trazer à tona esses elementos das pessoas e, ao mesmo tempo, trabalhar com o relaxamento físico delas através da massagem característica. Por isso, trabalhar sempre com o físico e emocional atreladas para um equilíbrio pleno.

Trabalho da massoterapia

O trabalho em si é feito por uma análise de perfil para identificar a melhor maneira de trabalhar com os problemas. O processo físico se inicia com um alongamento da cervical. Após esse momento primordial, há a tonificação da pele e aplicação de produtos que irão fazer a diferença para o conjunto da obra.

Movimentos específicos para cada parte do rosto conseguem ir trabalhando muito bem e com muita tranquilidade o que é buscado com a massoterapia. É um processo que envolve mais de uma sessão, com o desenvolvimento em cada momento do tratamento, e já vem sendo entendido como uma prática de relaxamento importante.

NÃO MAIS DOR - 05/2018

#massoterapia #massoterapeuta #massagista


Comentários