Curiosidades sobre massoterapia

A massoterapia é o conjunto de diferentes técnicas de massagem tanto orientais quanto ocidentais. Etimologicamente, masso significa a arte de tocar, ou seja, massagear, e terapia é o processo de cuidar e tratar.

A massoterapia está diretamente ligada à utilização de práticas naturais para o processo de saúde de cuidar e tratar o cliente por meio da massagem.

Uma curiosidade sobre a massagem em si: não são exatamente os movimentos e os apertos que aliviam a dor, mas a transmissão de calor de um corpo para o outro. O calor do corpo da pessoa que está massageando passa para a pessoa que está sendo massageada, e assim acontece a diminuição da dor.

Outra curiosidade sobre qualquer tipo de massagem é que se ela for combinada com aromaterapia ou musicoterapia todos os seus efeitos serão potencializados.

Não Mais Dor - MassoterapeutasEssas outras técnicas de terapia ajudam imensamente no alivio de dores psicológicas e, com o peso dessas diminuído, as tensões diminuem e as dores físicas ficam ainda mais fáceis de serem tratadas, e, então, todas as dores serão amenizadas.

Existem três tipos de intensidade nas quais o massoterapeuta deverá aplicar a massoterapia no corpo do seu cliente. A massagem poderá ser superficial, media ou profunda.

Para saber qual a intensidade é a melhor que o massoterapeuta deverá aplicar, ele deverá analisar qual o seu objetivo com a massagem, qual a zona que ele estará massageando, a idade do cliente, o sexo e também a sua musculatura.

É muito comum que o relaxamento causado pela massoterapia induza o sono, afinal, é um relaxamento imenso, uma grande discrepância entre o momento de dores e estresse anterior ao relaxamento profundo. Parece que a única coisa que falta para a perfeição é mesmo dormir.

Os massoterapeutas precisam fazer uma avaliação do seu cliente para que possam aplicar a melhor massagem possível, e também para que possam recusar algum cliente que seja contraindicado para a massagem ou então aplicar a massagem melhor para algum cliente com alguma necessidade especial.

A massoterapia trabalha muito mais com a saúde em si do que apenas com o bem-estar no cliente. Está no nome: terapia. Porém, alguns massoterapeutas podem optar por trabalhar apenas com o bem-estar sim.

O massoterapeuta está longe de ser um profissional de estética.

Um massoterapeuta nunca utilizará nenhum tipo de aparelho elétrico. A técnica da massoterapia é totalmente natural e holística. Nela, não deverá ser utilizado nenhum aparelho, sempre apenas o uso das mãos e produtos que possam auxiliar na massagem, desde que também sejam de origem natural.

A massoterapia é a terapia mais bem indicada para pacientes que possuam a doença fibromialgia. Esta é uma doença que sensibiliza os músculos, tendões e ligamentos. Os seus sintomas são dores musculares, insônia, inchaço, cansaço, dores ao apertar algumas partes corpo.

A doença pode ter várias causas, tais como estresse, ansiedade, anormalidades nas recepções de neurotransmissores, distúrbios nos sistemas serotoninérgico e dopaminérgico, problemas no funcionamento da mitocôndria e hormônio de crescimento, entre outros.

A massoterapia é muito indicada para esse caso de doença uma vez que a massagem causa o relaxamento dos músculos e reduz as dores.

NÃO MAIS DOR - 12/2016

#massoterapia  #massoterapeuta #massagista


Comentários